31 janeiro 2011

Aparecida - SP

Nosso destino hoje é seguir para a cidade de Aparecida, localizada no Vale do Paraíba no estado de São Paulo, exatamente 147km de Mogi das Cruzes.

Exibir mapa ampliado

A cidade é Destaque no cenário turístico do Brasil é conhecida como “Capital Mariana da Fé” e recebe anualmente mais de nove milhões de visitantes, se constituindo no maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.

Só que dessa vez não estamos sozinhos, estamos com a galera do
BOG. Fomos de Comboio: Galera do RJ e SP totalizando 40 motos 63 pessoas 03 carros de apoio.

O Passeio começou assim - Saímos de Mogi as 09h00 em 3 motos, pegamos a Rod. Ayrton Senna em direção a Rod. Carvalho Pinto.

Chegamos no nosso primeiro ponto de encontro (Posto do Frango Assado da Carvalho Pinto), lá nos juntamos com as motos vindas de São Paulo Capital e da região de Campinas.

Depois dessa reuniãozinha bááásica seguimos para o nosso grande destino, como prezamos a segurança tivemos que dividir o comboio em 3 equipes, pois fica difícil organizar tantas motos em rodovias movimentadas, e a nossa próxima rodovia seria a famosa Rod. Presidente Dutra.

O Comboio chamava muuuuita atenção era uma verdadeira procissão
A viagem foi bem tranquila, por sinal tão tranquila que nem senti o tempo passar, rapidinho chegamos ao santuário, só não entendi o recado dessa nuvem ai!!! ??? rsssss.

Chegamos!!! Desligando o motor e desempacotando a carcaça, é pq estavamos vestidos de cebola com vários agasalhos e jaquetas e camisetas... o calor começou a subir de uma forma incontrolável acho que chegou nos 35º.

Logo encontramos com o resto da galera que veio do RJ, mas a nossa visita se limitou somente a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, como estávamos em comboio não deu pra passear por outros pontos da cidade. A Basílica em si é enorme, uma construção grandiosa, dizem que alguns arcos da Basílica são cópias do Vaticano, sei não, heim!

Também fomos ver a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que fica dentro da Basílica, protegida por um vidro blindado desde que sofreu um atentado por parte de um fanático religioso e foi quebrada em 1978. Por ser sábado de manhã, o local estava bem cheio, um calor com muitos romeiros de varias partes do Brasil. É muito interessante ver a Fé linda desse povo Brasileiro.

Ainda no complexo encontra-se um Centro de Apoio ao Romeiro, com vasto comércio onde você encontra lembrancinhas, bugingangas e até eletrônicos... Há tambem uma grande praça de alimentação para todos os gostos... mas em último caso sempre tem um MC Donalds.
Aparecida, com seus 112Km², tem hoje cerca de 35 mil habitantes, gente que vive do comércio movimentado pela fé daqueles que vêm agradecer ou pedir graças à Santa Padroeira do Brasil.Visite o site do Santuário Nacional
Família BOG - SP+RJ

A história da cidade de Aparecida se confunde com a da imagem da Padroeira, que deu origem a toda essa trajetória de fé e devoção.
Aparecida nasceu de um milagre em 1717, era epoca e pouca pesca e 3 pescadores sairam para pescar no rio Paraíba do Sul para servir um banquete ao governador de MG e SP que passava pela Vila de Guaratinguetá, Ao lançarem sua rede , pescaram um corpo de uma imagem, sem cabeça, depois, ao jogarem novamente a rede, tiraram do rio a cabeça, as peças se encaixava perfeitamente formando a imagem de uma Santa Negra. A pesca milagrosa da imagem de Nossa Senhora Aparecida era um sinal de que esta cidade seria abençoada. Não é a toa que hoje em dia o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o terceiro maior templo católico do mundo.

Seguimos então nosso passeio para Quiririm, um distrito a 4,5km de Taubaté, fica bem na rodovia que leva para Campos do Jordão, lá se enconta o Mercatto Della Colonia Agricola di Quiririm onde fizemos um pit stop para almoçar, é um centro gastronômico com várias cantinas italianas... Uma delicia e com um precinho campeão... vale a pena conferir!

Hora de pegar a estrada de volta para casa... Demos de cara com um baita temporal na estrada e tivemos que parar em baixo de um viaduto... mas tudo é diversão afinal estavamos torrando no sol e essa chuva veio para refrescar, finalizo o post dessa viagem com essas imagens maravilhosas que encontramos pelo caminho e que no final do dia o todo poderoso nos abençoou com um lindo POR DO SOL.

Valeu galera do BOG e até a próxima aventura em duas rodas.

Bisou Bisou.Gi.Curiosidades 1: Muitos romeiros chamam a cidade de “Aparecida” pelo nome de “Aparecida do Norte”. É comum ainda verificarmos em algumas publicações, referências à cidade com a expressão “do Norte”. Segundo a escritora Zilda Ribeiro, em seu livro “História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de seus escolhidos”, 1998, durante muito tempo o povo nomeou a terra da Padroeira como Aparecida, seu verdadeiro nome. Mais tarde passaram a chamá-la de “Capela de Aparecida”. Com a inauguração da estrada de ferro, os devotos passaram a viajar de trem. E embarcavam na Estação Norte, em São Paulo. E diziam que seu destino era Aparecida da Estação Norte. Com o passar dos anos, por um processo lingüístico coletivo, chamado braquilogia, eliminaram a palavra “Estação” restando Aparecida do Norte. Ainda hoje, muitos anos depois, passeando pelos corredores do Santuário Nacional ou pelas ruas da cidade de Aparecida, ouvimos romeiros chamarem por “Aparecida do Norte”, sendo o verdadeiro nome da cidade Aparecida, sem o Norte.

Curiosidades 2: A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é de terracota - argila, que depois de modelada é cozida em forno apropriado e mede cerca de 40 centímetros de altura. A cor acanelada, com que hoje é conhecida, deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros..

Big Kiss e Vem Turistar, Vem!!!

Giselle Martos.

P.S. E não esqueça de avaliar o post abaixo e se tiver  qualquer dúvida ou então alguma dica, deixe um comentário.

1. Tem um selinho pra vc no meu blog. Passa lá.

Muito Obrigada pela visita, Tem alguma sugestão sobre o post?
Vou ficar feliz se você deixar um recadinho!